A Importância de Respeitar Suas Necessidades e Limites
Respeitar suas necessidades, limites e dificuldades é, portanto, essencial para uma vida mais leve. Além disso, praticar a compaixão e a aceitação por quem você é, incluindo suas dificuldades, não significa ser irresponsável ou desleixado. Pelo contrário, isso demonstra que você respeita quem é, de forma íntegra e com bom senso.
A Linha do Meio na Autoavaliação
Manter um equilíbrio na autoavaliação, sem permissividade excessiva, nem críticas severas, proporciona, assim, a tranquilidade de ser quem você pode ser em cada momento. Dessa forma, essa abordagem faz toda a diferença no dia a dia. Além do mais, essa consideração por si mesmo ajuda a desenvolver e manter um bom nível de autoestima e autorresponsabilidade.
Aprender Com os Erros
Olhar com compaixão e aceitação para seus erros e dificuldades motiva, então, a melhorar como pessoa. Consequentemente, isso eleva a autoestima, pois você se permite errar, entendendo que o erro faz parte do aprendizado. Além disso, buscar motivação para potencializar suas qualidades traz mais autoconfiança e amor-próprio. Com isso, percebe que é capaz de encontrar os recursos necessários para se tornar uma versão melhor de si mesmo a cada dia.
Escolha Suas Companhias
Evitar a convivência com pessoas tóxicas e muito críticas é, portanto, fundamental, pois essas tendem a diminuir e menosprezar os esforços alheios. Em contraste, estar cercado de pessoas que realmente querem o seu bem e podem apoiar suas decisões certamente faz toda a diferença. Assim, essas companhias positivas são valiosas para aprofundar o autoconhecimento e a autoestima.
Pense nisso!!!
Alguns artigos que talvez ache interessantes :
O Poder do Sonho: Foco, Força e Fé
Como lidar com a insatisfação