Você sabe lidar com a ansiedade?
Uma das mais antigas e poderosas filhas do medo é a Ansiedade.
O pior é que se não soubermos como administrá-la, acabamos por alimentá-la e fortalecê-la, porque quando queremos evitar alguma coisa, pensamos nela, a sentimos e inconscientemente emitimos um campo de força sobre ela.
A rejeição cria atrito, o que fortalece o campo.
Essa energia a alimenta e ela cresce e se empodera. Enquanto não aprendemos a administrar esse sentimento tão desgastante, nós o alimentamos inconscientemente, ele se fortalece e acaba por nos dominar.
Acabamos reféns do seu poder que nos domina e põe a nocaute, porque quando nos deixamos dominar pela ansiedade, gastamos muita energia, estressamos, a produtividade cai, os resultados não são positivos, ficamos meio confusos, não damos o nosso melhor.
Uma técnica excelente que uso nas minhas mentorias é fazer um exercício de relaxamento.
Sempre a respiração e o relaxamento são fundamentais para começarmos a maioria das técnicas usadas para mudanças de padrão de comportamento.
Respirar lenta e profundamente por algumas vezes enquanto relaxamos cabeça, ombros, braços, todo o tronco incluindo abdômen, pernas e até mesmo os pés.
Quando o cliente está bem relaxado coloco uma música instrumental adequada para aprofundar o relaxamento, no YouTube podemos escolher entre muitas delas. A música adequada tem um alto poder de mudar frequência vibratória e ajudar a relaxar ainda mais.
Em seguida direciono o cliente para uma meditação dirigida onde ele viaja mentalmente para um lindo lugar de sua preferência, pode ser um campo florido, um lugar no alto de uma montanha ou à beira mar, onde for mais confortável.
Direciono seu sentir para aproveitar o momento como se estivesse sentindo o vento quentinho batendo em seu rosto, seu corpo confortável e descansado caminhando até uma casa muito bonita onde ele entra e ali se sente muito seguro, observa a decoração e cria os móveis, janelas, tapetes, cortinas tudo do seu gosto, exatamente como gostaria que fosse o seu lugar preferido para descansar.
Ali ele encontra um mestre, é o seu próprio mestre interior, uma parte de si mesmo que se apresenta como um personagem, pode ser até mesmo um personagem de desenho animado, não importa, o seu inconsciente não difere entre o real e o imaginário.
Ele aceita como verdadeiro tudo o que é visto, imaginado e sentido.
Esse mestre tem todas as respostas para aliviar a ansiedade e vai lhe mostrar o quanto esse sentimento pode ser superado, simplesmente tendo consciência de que você se propõe a fazer o seu melhor e seja lá qual for o resultado, você tem a serenidade para enfrentar com confiança e serenidade o resultado que vier.
Você se acalma ainda mais, sente uma autoconfiança crescente, isso empodera a sua autoestima e a alegria de saber e sentir que pode sim administrar e neutralizar a ansiedade, que você tem o poder e o apoio do seu mestre interior.
Essa é uma técnica que uso com certa frequência nos meus atendimentos e que traz grandes resultados que perduram e que indico que depois de aprendida, seja repetida com a frequência que for necessária, porque sempre surgem novos motivos para despertar a ansiedade.
Mas, agora você já sabe que esse exercício te dá o poder de administrar e neutralizar a sua ansiedade e pode ser usada sempre que quiser ou precisar.
Apesar de trazer resultados instantâneos e eficientes quando há alguém comandando o treinamento, pode ser feito por conta própria e, apesar de ser um pouco mais trabalhoso, pois estará fazendo sozinha, acalmará a ansiedade e com o tempo e o exercício, trará cada dia mais autoconfiança e serenidade para lidar com as situações que costumam causar ansiedade.
Experimente e me conte os resultados.
Lourdes Ganzeli